Curso

Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva

Imagem

Objetivos

Ao final deste curso, esperamos que você possa:

  • Compreender a importância do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva;
  • Identificar as principais etapas de um planejamento pedagógico inclusivo;
  • Analisar criticamente essas etapas e adaptá-las ao seu território e realidade da unidade escolar;
  • Identificar os principais atores envolvidos no planejamento pedagógico;
  • Conhecer e propor formas de articulação e trabalho coletivo entre esses atores.

Sumário de conteúdos

Abertura | O que trouxe você até aqui?
  • Importância e dimensão humana do planejamento.

  • Planejamento no contexto atual da educação.

  • Pressupostos do planejamento: educação inclusiva, educação integral, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Declaração de Incheon e Desenho Universal para Aprendizagem.

  • Pontos de atenção e dificuldades a serem superadas.

  • Novos pontos de vista sobre o planejamento.

  • Novos paradigmas da educação brasileira e Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

    • Projeto Político Pedagógico (PPP);
    • Plano de curso e currículos;
    • Plano de aula (atividades, avaliação processual etc.).
  • Ferramentas para o planejamento pedagógico inclusivo.

  • Trabalho colaborativo.

  • Articulações entre escola, comunidade e território.

  • Formação de educadores.

Síntese atividade final | O que aprendemos?
Encerramento | Vamos à ação?

Ficha técnica

Apresentadoras
Adriana Couto
Regiane Pereira
Vânia Santiago
Câmeras
Diego Lajst
Gideoni Júnior
Paulo Fehlauer
Consultoria de conteúdo
Angélica A. Curvelo Alves
Desenho instrucional
Cecília Barreto de Almeida
Jéssica Vassaits
Katia Cibas
Luiz Henrique P. Conceição
Regina Mercurio
Direção audiovisual
Paulo Fehlauer
Edição e finalização
Gideoni Júnior
Paulo Fehlauer
Elaboração de roteiros das videoaulas
Emiliano Augusto
Estúdio, iluminação e som direto
Estúdio Jacarandá
Figurino da Adriana Couto
Cida de Souza
Legendas
André Pasqualotto
Maquiagem e cabelo das apresentadoras
Avenilson da Silva Moreira
Teleprompter
Cia do TP

Público-alvo

professores, gestores escolares, técnicos e gestores das Secretarias de Educação, e interessados em geral.

Carga horária

6 Horas

Atestado de participação

Sim

Realização

Instituto Rodrigo MendesFundação Lemann

Vídeos

Planejamento Pedagógico na Perspectiva Inclusiva

Créditos institucionais (2021, ano de lançamento)

Instituto Rodrigo Mendes

Superintendência
Rodrigo Hübner Mendes
Administrativo financeiro
Ana Paula Gimenes
Valquiria Morais
Advocacy
Gustavo Taniguti
Karolyne Ferreira
Luiza Andrade Corrêa
Assessoria de imprensa
Beatriz Vichessi
Comunicação
Jeniffer Uva
Jhenifer Harmbacher
Vitoria Freiria Arguejo
William Truppel
DIVERSA
Elsa Villon
Juliana Delgado
Lailla Micas
Luan Brito
Formação
Cecília Barreto
Jéssica Vassaitis
Katia Cibas
Luiz Henrique P. Conceição
Regina Mercurio
Relacionamento com parceiros
Heloisa Salgado
Lucas Mauricio Silva
Suporte operacional
Adauto José Rosa
Michael Adauto Rosa
Tecnologia da informação
Moises Gama
Renato Soares