Curso

Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva

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Objetivos

Ao final deste curso, esperamos que você possa:

  • Desenvolver atividades de educação física e esporte inclusivos em escolas comuns, contemplando estudantes com e sem deficiência;
  • Reconhecer a potencialidade da educação física e do esporte inclusivos como áreas que podem favorecer a inclusão escolar;
  • Identificar estratégias, como a articulação interdisciplinar, para o desenvolvimento de redes de construção coletiva de conhecimento;
  • Contribuir para a revisão dos projetos político-pedagógico de sua escola, contemplando diretrizes relacionadas a direitos humanos, democracia e inclusão.
  • Fomentar o desenvolvimento de parcerias locais que colaborem para a continuidade e evolução do processo de inclusão escolar.

Sumário de conteúdos

  • Unidade 1.1: Boas vindas ao curso Portas abertas para inclusão

  • Unidade 2.1: Histórico da Inclusão e do Movimento Político das Pessoas com Deficiência

  • Unidade 2.2: A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

  • Unidade 2.3: Relações entre Saúde e Educação

  • Unidade 3.1: Acessibilidades

  • Unidade 3.2: Desenho universal

  • Unidade 3.3: Tecnologias Assistivas

  • Unidade 4.1: Desenho universal para aprendizagem

  • Unidade 4.2: Estratégias pedagógicas

  • Unidade 4.3: Gestão escolar

  • Unidade 4.4: Famílias

  • Unidade 4.5: parcerias

  • Unidade 4.6: Políticas públicas

  • Unidade 4.7: As dimensões da educação inclusiva

  • Unidade 5.1: A Educação Física na escola

  • Unidade 5.2: Modalidades de Educação Física

  • Unidade 5.3: Brincadeiras e jogos na Educação Física

  • Unidade 6.1: Histórico e conceito de Educação Física inclusiva

  • Unidade 6.2: Superando fronteiras em busca de inclusão

  • Unidade 6.3: Currículo - ressignificando a Educação Física

  • Unidade 6.4: Flexibilização das estratégias metodológicas

  • Unidade 6.5: Interdisciplinariedade como estratégia

  • Unidade 7.1. Diagnóstico e plano de ação

  • Unidade 7.2: Implementação e avaliação

Ficha técnica

Apresentadora
Adriana Couto
Câmera
Lucio Mazzaro
Design Instrucional
42 formas
Edição
Carla Grigorievs
Lucio Mazzaro
Roberto Pires
Especialista em Educação Física
Maria Emília Lima
Figurino
Daniela Gimenez
Filmagem e edição
Interrogação Filmes
Intérprete de LIBRAS
Felix Oliveira
Maquiagem e cabelo
Avenilson da Silva Moreira
Kathia F. Laurindo
Objetos de aprendizagem
Gabriela Ikeda (assessoria pedagógica)
Emiliano Augusto (redator)
Roteiros das videoaulas
Gabriela Ikeda (assessoria pedagógica)
Emiliano Augusto
Teleprompter
Carla Grigorievs

Público-alvo

educadores, profissionais de educação física, familiares, e interessados em geral.

Carga horária

40 Horas

Atestado de participação

Sim

Realização

Instituto Rodrigo MendesUNICEFBarça Fundation

Créditos institucionais (2018, ano de lançamento)

UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil
Florence Bauer
Representante adjunta do UNICEF no Brasil
Esperanza Vives
Chefe da área de Educação
Ítalo Dutra
Oficial de Programas na área de Educação
Júlia Ribeiro
Oficial de Programas
Augusto Souza
Assistente de Programas
Zélia Teles
Oficial de Comunicação
Elisa Reis

Instituto Rodrigo Mendes

Superintendência
Rodrigo Hübner Mendes
Gerente de Programas
Liliane Garcez
Formação
Alexandre Moreira
Kátia Cibas
Luiz Henrique P. Conceição
Paulo Lopes
Consultoria
Lailla Micas
Mobilização
Diego Barcelos
Isabela Morais
Raquel Paganelli
Vitoria Arguejo
Administrativo-financeiro
Gislaine Gomes
Jóice de Avila Gitahy