Sobre
Instituto Rodrigo Mendes
O Instituto Rodrigo Mendes site externo (IRM) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Seus projetos têm como público-alvo educadores, gestores escolares e equipes de secretarias de educação e estão organizados a partir de uma arquitetura de programas baseada em três pilares:
- Produção de conhecimento: tem como objetivos sistematizar boas práticas, realizar pesquisas e estudos que subsidiem a produção e a disseminação de conhecimento sobre educação inclusiva.
- Formação: tem como objetivo desenvolver ações voltadas à formação de profissionais da educação para que implementem práticas inclusivas e sejam agentes de transformação.
- Advocacy: tem como objetivos liderar ações de incidência em políticas públicas, articular e participar de redes relacionadas à educação inclusiva e garantir que organizações relevantes para a educação incorporem a equidade como um princípio.
Plataforma de formação
Realizada em parceria com a Fundação Lemann site externo e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) site externo, a plataforma de formação de Ensino a Distância (EAD) do IRM tem como objetivo promover formação em larga escala sobre educação inclusiva a partir da oferta de um catálogo de cursos. Abadhs e Fundação Grupo Volkswagen site externo também apoiam esse projeto, como parceiros institucionais do IRM. A iniciativa permite a consolidação e a ampliação do portfólio de soluções e estratégias pedagógicas, bem como o fortalecimento da rede de compartilhamento de boas práticas. Almeja-se a formação de novos educadores para implementação de práticas de educação inclusiva e, também, de gestores públicos e escolares para atuarem como agentes de transformação.
Desde de 2018, o UNICEF site externo e o IRM (Instituto Rodrigo Mendes) site externo, com o apoio da Fundação Barça site externo, realizam um curso no formato EAD: o Portas abertas para a inclusão | educação física inclusiva. A formação é autoinstrucional e foi ofertada em três edições semipresenciais desde 2013.